Qual o melhor caminho para a reeducação alimentar?
- corinapadilhanutri
- 6 de fev. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de mar. de 2020
O caminho para uma vida saudável está em suas escolhas.

Alimentar-se passou a ser uma preocupação fundamental à medida em que temos, nas prateleiras, uma competição entre produtos práticos, porém nada saudáveis.
Devido a mudanças alimentares aliadas à falta de tempo para o preparo das refeições em casa e à rotina de um trabalho sedentário e estressante, a sociedade de hoje em dia opta pelo consumo de produtos industrializados, de rápida e fácil preparação, resultando no crescimento da obesidade e no aparecimento cada vez mais precoce de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e colesterol elevado.
O mal que os produtos gordurosos e o açúcar causam já é do conhecimento de todos. Porém, os produtos mascarados, os que parecem saudáveis, mas são industrializados, merecem atenção e cuidados especiais na hora de fazer o mercado.
É importante ficar atento!
Imagine um cardápio que tem cereais no café da manhã, salada com molho e croutons no almoço, barra de cereal no lanche da tarde e sopa pronta (industrializada) no jantar. Aparentemente, um cardápio equilibrado e totalmente saudável, porém, a tabela nutricional desses alimentos não diz a mesma coisa. Isso porque eles podem esconder quantidade de gorduras, açúcares, conservantes e sódio que prejudicam não apenas a dieta, mas também a saúde.
É preciso mudar os hábitos!
Levar uma vida saudável e equilibrada envolve diversos fatores, dentre eles a mudança de hábitos alimentares. Nem sempre esta mudança é fácil. É um processo longo e de muita paciência, porém a reeducação alimentar é o método mais eficiente.
A Reeducação Alimentar é processo de alteração de hábitos na alimentação para educar a pessoa a aprender a comer bem e de maneira saudável, mas sem necessariamente se privar de comer alguns alimentos que goste. Consiste de pequenas mudanças, que aos poucos, torna-se o indivíduo mais saudável e equilibrado. Para dar certo é necessário um bom planejamento.
Vou deixar aqui algumas dicas importantes para que você consiga iniciar este processo com maiores chances de sucesso:
1- Antes de ir ao supermercado, faça uma lista de compras. Evite passar nos corredores de guloseimas, doces e alimentos desnecessários. Dica: não vá com o estômago vazio! A chance de comprar alimentos fora da lista será menor.
2- Planeje sua alimentação do dia seguinte. Se organize para arrumar sua lancheira/marmita e levar para o trabalho/escola/faculdade.
3- Varie os alimentos que consome, assim fornecerá diferentes nutriente ao organismo, evitando a monotonia.
4- Busque comer menos alimentos industrializados. Prefira alimentos frescos, naturais e sem aditivos, conservantes e corantes.
5- Evite ter na sua dispensa os alimentos que você reconhece como gatilho para a compulsão alimentar.
6- Evite longos períodos em jejum, geralmente “perdemos a capacidade de escolha” nestas situações, preferindo sempre os alimentos mais calóricos ricos em açúcar, por exemplo.
7- Inicie a mudança devagar. Hábitos não são construídos de uma hora para outra. Se for muito radical, a probabilidade de manter este hábito será menor.
8- Não precisa eliminar tudo que mais gosta da alimentação. Na reeducação atente sempre para as melhores escolhas.
9- Tome mais água pura. Crie o hábito de andar com uma garrafinha.
10- Estabeleça um horário diário para se exercitar e faça disso uma rotina.
Conte comigo para te ajudar nessa mudança!
Corina Padilha - Nutricionista especialista em emagrecimento rápido, nutrição funcional e diabetes - CRN3 20152/SP.
Comments