Emagreci, e agora?
- corinapadilhanutri

- 3 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
Veja aqui 10 dicas para manter o peso ideal e fazer as pazes com a balança. Anote tudo aí!
Manter o peso ideal envolve muito mais que boa alimentação e prática regular de exercícios. Tem a ver, também, com disciplina e motivação pessoal.

A maioria das pessoas atualiza suas metas de perda de peso constantemente. Talvez porque não consigam manter-se disciplinadas nos planos alimentares e de exercícios. A grande questão é que o desafio não acaba na perda de peso. Depois dos quilos a menos, o foco passa a ser manter o peso perdido.
Estou no peso ideal, e agora?
Você seguiu direitinho o plano alimentar proposto pelo nutricionista. Suou a camisa para queimar todas as calorias em excesso. Se manteve motivado durante todo o processo de perda de peso. Agora, para conseguir manter o objetivo alcançado e ficar longe daquelas gordurinhas indesejáveis que insistem em voltar, existem três pontos essenciais a seguir: alimentação saudável, atividade física e automotivação.
Mas terei que viver de dieta?
Alimentação saudável não quer dizer "fazer dieta". Quer dizer que a partir de agora você terá que colocar em prática a reeducação alimentar, que nada mais é que o equilíbrio entre as refeições, quantidades e qualidade dos alimentos. Nenhum alimento será proibido, mas você terá que passar à ver o alimento com outros olhos e terá que começar a fazer trocas saudáveis na maior parte do seu dia, deixando para sair dessa rotina apenas em momentos eventuais e depois fazendo a compensação em outra refeição, para assim, equilibrar as calorias e não aumentar o peso.
Você não pode desistir dos hábitos saudáveis que adquiriu durante a dieta, só porque conseguiu alcançar o seu objetivo. Afinal de contas, tudo que vai pode voltar. E se o assunto é emagrecimento, o retorno das gorduras é proporcional à sua indisciplina na alimentação e na prática irregular de exercícios físicos.
O segredo é reeducar-se, substituindo os hábitos que fazem mal à saúde por ações que contribuem com o bem-estar e bom funcionamento do organismo.
10 dicas para conseguir para manter o peso ideal
1. Consuma alimentos fontes de proteínas magras;
2. Consuma alimentos fontes de carboidratos integrais;
3. Evite as gorduras ruins: saturada e trans, inclua alimentos fontes de gorduras saudáveis: abacate, azeite extra virgem, oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes), peixes;
4. Consuma açúcar e sal com moderação;
5. Aumente a ingestão de água nos intervalos das refeições;
6. Evite consumo de alimentos industrializados ricos em calorias, gorduras, açúcares, sal, cafeína, realçadores de sabor e conservantes;
7. Faça sua lista de compras saudáveis e tente ser fiel a ela;
8. Planeje suas refeições;
9. Nenhum alimento é proibido, mas evite os excessos;
10. Não fique mais de 3 horas sem se alimentar para não gerar fome e ansiedade. E assim, seu metabolismo não ficará lento.
E sempre que precisar recorra ao seu nutricionista. Não deixe que o trem saia dos trilhos e se perca novamente. Se sentir que está perdendo o controle novamente, corra o quanto antes e peça ajuda!
Quando mais cedo procurar ajuda, mais rápido voltará ao controle!
Conte comigo para mais dicas e para cuidar de sua saúde.
Nutricionista - Corina Padilha - CRN3 20152/SP
Contato (WhatsApp): (11) 98591-5100





Comentários