DICAS PARA AUMENTAR A SEROTONINA E SER MAIS FELIZ
- corinapadilhanutri

- 4 de abr. de 2022
- 2 min de leitura
Todos nós passamos por dificuldades e problemas para lidar todos os dias, e é normal que caia nossa energia e bom humor em alguns momentos da vida. Mas podemos dar uma mãozinha cuidando da alimentação e incluindo alimentos que estimulam a produção de serotonina no nosso corpo.

A serotonina é um neurotransmissor que ajuda a regular o sono, o apetite, o bom humor e bem-estar, a libido e até mesmo a TPM.
Confira aqui alguns alimentos que ajudam a aumentar a serotonina:
Leite e derivados: São fontes de cálcio, mineral importante na regulação dos níveis de serotonina. Tem efeito relaxante sobre toda a musculatura do corpo porque contém triptofano, aminoácido precursor da serotonina.
Soja: rica em ácido fólico, potente vitamina antidepressiva natural, que aumentam os níveis cerebrais de serotonina. São fontes de magnésio, mineral responsável pela regulação dos níveis de serotonina, assim como o cálcio.
Damasco seco, tâmara seca, ameixa seca, uva passa, banana seca: ricos em triptofano.
Banana: diminui a ansiedade e ajuda a um sono tranquilo. É rica em hidratos de carbono, potássio e magnésio que estimulam a produção de serotonina; e por ser rica em vitamina B6, fornece energia.
Aveia: contêm alto teor de triptofano. Ajuda a manter o bom humor e a saciedade.
Castanha do Pará, amêndoas, avelã, castanha de caju, nozes: excelentes opções de lanches entre as principais refeições, também contribuem para o aumento da produção de serotonina e são excelentes fontes de gordura boa – aquela que a gente pode e deve consumir.
Mel e carboidratos em geral: Melhoram a sensação de prazer e bem-estar, além de fornecer energia para as atividades básicas do dia a dia e para os treinos.
Semente de linhaça: rica em ácido graxos Ômega 3, eleva os níveis de serotonina.
Arroz integral, espinafre, tomate, brócolis, salmão: alimentos ricos em magnésio, co-fator fundamental para a bioconversão do triptofano em serotonina, que também é capaz de diminuir o apetite, relaxar e até induzir e melhorar o sono.
Carne bovina, de peru, peixe: são alimentos ricos em proteínas, que contêm triptofano, nutriente precursor da serotonina.
Alface: além das fibras, contém lactucina, substância que produz um efeito calmante para quem a consome. É rica em fosfato. Combate a depressão, a confusão mental e o cansaço.
Grão de bico: é rico em triptofano, aminoácido que contribui para a produção do hormônio do prazer e bem estar que é a serotonina.
Feijão branco, aspargo, couve de Bruxelas, espinafre, laranja e maçã: rico em folato, vitamina que contribui para a produção de serotonina.
Ovos: são ricos em vitaminas do complexo B, ácido fólico e acetilcolina, nutrientes que contribuem para a produção de serotonina – além de serem excelentes fontes de proteína para a nossa dieta diária.
Laranja: a vitamina C presente na fruta favorece a conversão de triptofano em serotonina.
Chocolate: Rico em triptofano, proporcionando sensação de bem estar, e poder calmante sobre os mais ansiosos. Mas cuidado!!! A recomendação é de até 30g por dia de chocolate amargo.
Conte comigo para te ajudar a ter uma vida mais feliz!
Corina Padilha Magalhães - Nutricionista
Agende uma consulta pelo WhatsApp (11) 98591-5100





Comentários