Como não desistir da dieta com algumas atitudes!
- corinapadilhanutri
- 11 de fev. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 4 de mar. de 2020
Saiba como superar os obstáculos e o que fazer para se manter firme na dieta.

Quantas vezes você já começou uma dieta e desistiu no meio do caminho?
Fique sabendo que com simples mudanças de atitude é possível reverter essa situação e tornar a dieta algo agradável e estimulante.
Confira aqui algumas dicas!
1- Faça um diário. Anote tudo o que você comer. Anote como se sentiu após cada refeição. Isso ajudará a focar no que está comendo ao longo do dia e evitará que coma algo que não esteja planejado na dieta.
2- Inicie uma atividade física! Reflita como foi o treino, como se sentiu após os exercícios, quais foram as dificuldades de cada dia, como as superou, quais foram as conquistas e falhas. Isso lhe dará estímulo para não sair da dieta e não ceder às tentações, e você não vai querer "perder" todo o esforço que fez durante a atividade física. Assim, ficará mais fácil acompanhar e reconhecer o progresso. Além do resultado que aparecerá muito mais rápido, né!
3- Anote quantos quilos já eliminou. Pense nos erros cometidos nas dietas do passado e use-os como lições para recomeçar. Faça de cada novo dia, uma nova oportunidade de ficar mais próximo do seu objetivo. O que pode mudar hoje para chegar a sua meta?
4- Lembre-se de que é preciso tempo para emagrecer e principalmente, incorporar novos hábitos alimentares a sua rotina.
5- Se começar a se sentir desmotivado, pergunte a si mesmo: "Por que quero emagrecer?" E imagine como será ao atingir a sua meta de peso.
6- Escorregar nas primeiras semanas da dieta é normal, afinal para se adaptar a nova rotina é preciso tempo. O importante é não tornar isso algo frequente. Se todos os dias sair da dieta e extrapolar as calorias consumidas, dificilmente terá os resultados que deseja na próxima pesagem. Portanto... Exagerou? Não faça disso uma desculpa para exageros maiores, RETOME a dieta na refeição seguinte e se esforce para não acontecer novamente!
7- Quando a vontade de comer aquele doce ou atacar a geladeira não sair da cabeça, mude o foco! Leia um livro, assista um filme, arrume a casa ou pratique exercícios, dessa forma você ocupa a mente.
8- Estabeleça metas a médio e curto prazo para sua dieta. A longo prazo você chegará ao peso desejado, mas quais as pequenas mudanças que pode começar hoje que te ajudarão a chegar lá? Cada meta atingida te deixará mais forte para buscar a próxima!
9- Seja realista e respeite seu corpo! Planejar o impossível aumenta as chances de frustrações. (Para traçar essa meta realista, um profissional nutricionista pode te ajudar com os cálculos).
10- Bateu a vontade de desistir no meio da dieta? Pense em todos os hábitos saudáveis que já conquistou! Por exemplo, se antes ficava cansado só de subir escadas e agora consegue pedalar por horas, não há motivos para se orgulhar? Esse tipo de pensamento te ajudará a perceber que é capaz de mudar e trará à tona a vontade de seguir em frente!
11- Leia depoimentos, histórias e converse com pessoas que conseguiram emagrecer e alcançaram a reeducação alimentar. Essa troca de experiências ajudará a te inspirar, afinal se eles conseguiram você também pode!
E lembre-se! Manter o foco na dieta é determinante para evoluir na perda de peso, contudo, não pode ser o motivo para se declarar guerra à comida.
Conte comigo para te ajudar à conseguir!
Corina Padilha - Nutricionista especialista em emagrecimento rápido, nutrição funcional e diabetes - CRN3 20152/SP.
Comments