top of page

Como garantir vitamina D ao seu organismo na quarentena

  • Foto do escritor: corinapadilhanutri
    corinapadilhanutri
  • 2 de mai. de 2020
  • 3 min de leitura

A vitamina D está relacionada ao fortalecimento imunológico, portanto, é fundamental para o organismo, especialmente neste momento.


Durante o isolamento social por conta do novo coronavírus, é normal que a nossa exposição ao Sol diminua. Portanto, precisamos tomar um cuidado especial com a deficiência de vitamina D neste período.


A vitamina D é muito importante para o corpo humano. Além de suas funções mais conhecidas relacionadas à saúde dos ossos, é responsável também por outras atividades, trabalhando como reguladora do crescimento, sistema imunológico, cardiovascular, músculos, metabolismo e insulina.


Em meio à quarentena ocasionada pela pandemia do coronavírus, surge mais uma preocupação em relação à saúde. Passando tanto tempo dentro de casa, como vamos nos expor ao sol e manter as concentrações adequadas de vitamina D no sangue? Apesar de ser a mais famosa fonte deste nutriente, o sol não é a única forma de obter vitamina D.


Como funcionam as vitaminas no organismo?


Quando a vitamina D está em falta no nosso organismo, em adultos os ossos se tornam frágeis (osteoporose), com riscos de fraturas espontâneas. Nessas situações, há concomitantemente uma perda de força muscular, o que pode facilitar quedas. Já em crianças, a deficiência acentuada pode comprometer o crescimento e levar a uma formação inadequada dos ossos, dando origem ao chamado raquitismo, situação em que existem deformidades ósseas.


Onde encontrar?


A principal forma de ativar a vitamina D no organismo é através da exposição solar. Pode ser encontrada também em alguns poucos alimentos, mas para suprir a necessidade diária de vitamina D, é necessário o consumo de grandes quantidades desses alimentos. Por isso, a principal fonte no nosso organismo vem da sua síntese na pele, por ação da luz solar.


Veja aqui 8 alimentos ricos em vitamina D para incluir na dieta:


SALMÃO

OSTRAS

COGUMELOS

GEMA DE OVO

ATUM ENLATADO

SARDINHA

SUCO DE LARANJA

IOGURTE

FÍGADO DE BOI


Como o corpo absorve a vitamina


A vitamina D é lipossolúvel, ou seja, para ser absorvida no intestino, precisa da presença de gorduras, quando adquirida por meio de alimentos. Entretanto, como a principal fonte de vitamina D é a nossa pele, o ideal é tomarmos sol sem filtro solar por pelo menos 20 minutos por dia, preferencialmente no início da manhã e no final da tarde.


Veja outros benefícios da vitamina D ao nosso organismo:


- Ossos fortes

A vitamina D é um hormônio que regula a quantidade de cálcio e fósforo em nosso organismo, aumentando a absorção desses sais minerais no intestino. É responsável pela saúde de nossos ossos, e tem um papel importante na força muscular.


- Benefícios para coração e músculos

O cálcio e o fosforo, substâncias reguladas pela vitamina D, têm um papel importante na contração muscular, valendo isso para todos os tipos de músculos, inclusive o coração. Quando há a deficiência da vitamina no organismo, é maior o risco de quedas e fraturas, devido à fraqueza muscular. No coração, tem influência no controle das contrações do músculo cardíaco, importante no bombeamento de sangue para o corpo.


- Sistema imunológico

As células que fazem parte do sistema imunológico, como os linfócitos, têm receptores para a vitamina D, que atua no fortalecimento do sistema de defesa, auxiliando na prevenção de doenças.


- Gravidez mais segura

Existem algumas evidências de que a deficiência da vitamina D durante a gestação está associada ao aumento de risco de hipertensão arterial e o diabetes gestacional, bem como ao nascimento de bebês com baixo peso ou pequenos para a idade gestacional. Uma vez que mais de 50% das gestantes apresentam deficiência de vitamina D em graus variáveis, é consenso que devem receber suplementação. Isso atende também uma necessidade do feto, que depende exclusivamente da vitamina D materna.

(Fonte: coracaoevida.com.br)

Siga essas dicas para você garantir bons níveis de vitamina D durante o isolamento.

👉 Consuma diariamente algum desses alimentos citados aqui, ricos em vitamina D.

👉 Exponha-se ao Sol (sem protetor solar). Durante 3x por semana, de 15 a 20 minutos, de preferência antes das 10h da manhã.



Conte comigo para cuidar da sua saúde!

Corina Padilha - Nutricionista Especialista em Emagrecimento, Diabetes e Nutrição Funcional - CRN3 20152/SP

(11) 98591-5100 - Agende sua Consulta Online pelo WhatsApp


Comments


R Loefgreen, 1304 - 11º andar -  Sala 111/ 112 
Vila Clementino - São Paulo/SP

Clínica MedVital

Contatos

Telefone:  (11) 5083 6934 | (11) 5083 5995

 WhatsApp:  (11) 98591 5100

  • facebook - corinapadilhanutri
  • Instagram - corinapadilhanutri

© 2019 por Corina Padilha. 

bottom of page