Alimentos Ladrões de Energia
- corinapadilhanutri
- 18 de dez. de 2019
- 2 min de leitura
Sabe aquela sensação de moleza logo depois do almoço ou de cansaço extremo no meio do dia? A solução pode estar na sua alimentação. Entenda!
Da mesma forma em que existem aqueles alimentos que dão um gás no nosso metabolismo e em nossa disposição, há as opções que, ao contrário, nos deixam com sensação de moleza e cansaço.
CONFIRA AQUI 5 ALIMENTOS QUE ROUBAM SUA ENERGIA
1- Fritura
Alimentos fritos, empanados e salgadinhos, possuem as chamadas gorduras ruins, que dificultam a digestão e fazem com que os nutrientes que nos fornecem energia cheguem mais lentamente à corrente sanguínea. Como possuem uma digestão mais lenta, eles fazem com que a circulação se concentre na região abdominal por mais tempo. Isso causa uma sensação de letargia e sonolência durante a digestão, que pode passar de três horas. Além disso, refeições muito gordurosas e pesadas desviam um grande fluxo de nutrientes para o processo digestivo, fazendo com que o cérebro receba menos desses nutrientes necessários para a energia.
2- Doces
A lógica nesse caso é parecida à dos carboidratos simples (alimentos com farinhas brancas): como eles são ricos em açúcar, dão um pico de energia no primeiro momento porque aumentam a quantidade de glicose no sangue, mas se a pessoa não for praticar uma atividade física logo em seguida, essa disposição logo pode virar cansaço.
O açúcar é a maior fonte de energia para o nosso cérebro. Porém, quando ele chega em grande velocidade (e quantidade) no sangue, caso dos alimentos de alto índice glicêmico, como os doces em geral, o pâncreas produz picos de insulina, fazendo com que pouco tempo depois do consumo desses alimentos, a pessoa se sinta sem energia e necessitando de mais glicose.
3- Corantes e conservantes
Essas substâncias estão presentes em quase todos os industrializados e, em excesso, têm um comportamento tóxico no corpo que rouba nossa energia por impedir o funcionamento adequado dos mecanismos energéticos.
4- Café
Você não está enganada: a cafeína é, sim, um excitante cerebral. Ele realmente gera mais disposição num primeiro momento, mas sua ação no sistema nervoso tem como um dos efeitos a fadiga.
5- Bebida alcoólica
Além de conter um altíssimo índice glicêmico, o álcool, em excesso, sobrecarrega o fígado e impede o seu bom funcionamento, que é, entre outras funções, eliminar as toxinas do nosso corpo que a longo prazo impede os mecanismos energéticos. Além disso, a absorção de vitaminas do complexo B, principalmente a tiamina (vitamina B1), muito presente no processo de geração de energia para o corpo, é prejudicada, dando aquela sensação de exaustão e cansaço, logo depois.
Nutricionista - Corina Padilha - CRN3 20152/SP
Instagram: @corinapadilhanutri
Contatos: (11) 3892-9299 / (11) 98591-5100
#alimentaçãosaudável #ladrõesdeenergia #alimentosladrõesdeenergia #nutriçãofuncional #clinicasaúdeemovimento #corinapadilhanutri

留言