top of page

Como ter uma alimentação saudável na Páscoa?

  • Foto do escritor: corinapadilhanutri
    corinapadilhanutri
  • 17 de abr. de 2022
  • 3 min de leitura

A Páscoa é um período em que muitas pessoas acabam exagerando na alimentação, com alimentos calóricos e o consumo exagerado de chocolates. No entanto, é possível preparar receitas saudáveis e deliciosas para comemorar a Páscoa sem excessos.


Vale a pena aproveitar o período e consumir mais peixes, pois são inúmeros os benefícios à saúde. Os peixes possuem proteínas de fácil digestão, e com um valor nutritivo superior ao das carnes vermelhas. Além disso, são ricos em substâncias que o corpo não produz, como o ômega 3 – um aliado do coração.

E não precisa ficar só com a opção do bacalhau. O que não faltam são boas opções de peixes, como pescada, salmão, linguado, sardinha, que são ricos em ômega 3. Por isso, é hora de aproveitar essa tradição e usufruir desses deliciosos e saudáveis alimentos.


E como resistir aos chocolates?


Saborosos, porém com alto teor de açúcar, gordura e muitas calorias, o chocolate deve ser consumido com moderação, para que não seja prejudicial à saúde. A grande maioria é composta de manteiga de cacau, massa de cacau, açúcar e aromatizantes.

Quando consumido em quantidade moderada fornece vitaminas, sais minerais e flavonoides (substâncias antioxidantes, presentes principalmente nos flavonoides, que retardam o envelhecimento e contribuem para a redução dos riscos de doenças cardiovasculares), além de impedir que o mau colesterol (LDL) se acumule no sangue.


ree

O chocolate amargo é o mais recomendado. Os benefícios dependem da quantidade de flavonoides presente no chocolate, o que varia de acordo com o tipo de produto. Nos chocolates tipo amargo ou preto, com mais de 70% de cacau, as quantidades de flavonoides são maiores. Por isso são os mais indicados.

Lembre-se: quando consumido na medida certa, ou seja, 30 gramas ao dia, os benefícios ultrapassam os malefícios.


Chocolates sem exageros


O chocolate é um alimento nutritivo e não precisa ser excluído da dieta alimentar. Porém, também é rico em gorduras e deve ser consumido com moderação. Ele contém substâncias que estimulam a produção de serotonina, hormônio que atua no sistema nervoso central, e proporciona a sensação de relaxamento e prazer.

Clique aqui e veja uma receita deliciosa e super saudável de brownie de cacau com nozes.


E agora? Vamos refletir...


O que faço com minha alimentação nesta época do ano?

A resposta é: Apenas mantenha uma alimentação saudável. Não abandone completamente seus bons hábitos alimentares em função de uma data comemorativa. Isso não quer dizer que você não possa comer chocolate, mas sim que é necessário ter cautela em relação ao consumo exagerado.


Veja algumas dicas que podem te auxiliar a não cometer excessos nessa época do ano:


• Evite comprar grandes quantidades de chocolate. Ao invés de comprar ovos de chocolate, caixas de bombons e afins, limite a quantidade a ser adquirida, escolhendo apenas seu tipo de doce preferido;


• Não coma tudo de uma só vez. Proponha a você mesmo consumir uma pequena quantidade ao dia;


• Se puder escolher, as versões mais amargas são bem-vindas, pois contém menor quantidade de açúcares e gorduras, além de um maior teor de cacau, já que apresenta grandes concentrações de flavonoides, que são compostos antioxidantes importantes na prevenção de doenças cardiovasculares;


• Caso consuma uma quantidade grande de chocolates, evite atitudes compensatórias como fazer jejum ou ingerir shakes “emagrecedores”. Mantenha uma alimentação equilibrada e saudável, preferindo carnes magras, frutas, verduras e legumes.


E aproveite!

Boa Páscoa!


Corina Padilha Magalhães - Nutricionista Especialista em Diabetes e Nutrição Funcional

Me chama no WhasApp: (11) 98591-5100

Comentários


R Loefgreen, 1304 - 11º andar -  Sala 111/ 112 
Vila Clementino - São Paulo/SP

Clínica MedVital

Contatos

Telefone:  (11) 5083 6934 | (11) 5083 5995

 WhatsApp:  (11) 98591 5100

  • facebook - corinapadilhanutri
  • Instagram - corinapadilhanutri

© 2019 por Corina Padilha. 

bottom of page